O Silêncio dos Amantes- Lya Luft.

Este texto não é uma resenha.

Eu nunca te disse mas, costumo me apaixonar por livros.

Eu caminhava pela Biblioteca Central (UnB) procurando livros acadêmicos,
quando avistei "O silêncio dos amantes" Lya Luft.
Eu estava triste como de costume, ansiosa também, apenas pelo  fim do semestre, mas esse título...
esse título me tocou fundo, acho que tocou minha alma.
Então, naquele instante me veio uma sugestão, e se eu ler uma página qualquer, se for legal eu levo se não, não levo.
Um título "O perdão", um conto.
Dez páginas depois, o levei para casa.
Que paixão arrebatadora, a cada conto que eu lia despertava em mim, sentimentos desconcertantes.
Alguns como "O fruto do meu ventre", eu não gostei do final, queria mais páginas.
O que senti ao ler este livro? Assombro.
Este é  um livro sobre o silêncio, e o que este pode significar para uma ou mais pessoas.
Confesso que adiei o término da leitura, mas só consegui uma semana, pois eu devorava cada página sem perceber, tive que me conter.
Em alguns contos há temáticas que se repetem: Avó, Mar, perda, criança, etc.
Porém, a cada volta a autora dava uma uma nova roupagem e um novo significado para a temática.
É surpreendente, pois enquanto escrevo este texto, sinto meu estômago revirar, não é por ânsia, mas por ainda digerir todos os sentimentos que quatro contos seguidos  deste livro me fizeram ter.
Estou entrecortada por sentimentos.
Como já se percebeu, este é um livro intenso, portanto não se atreva à lê-lo desprevenido de um estado de espírito confortável.
É claro que o que eu senti, talvez você não sinta, isso depende de muitas variáveis, história de vida, seu momento de vida, etc. Por isso não espere sentir o mesmo que eu, mas saiba que há paixões escondidas em muitas estantes de bibliotecas perdidas, esperando por você.

Agora um poema:

Há algo entre nós,
subentendido.
Algo que surge naquele olhar.
Em instantes perdidos.
Não consigo descrever,
só sentir,
Tenho medo do que pode estar nisso.
Essa é uma reação natural ante o desconhecido.
Eu posso nomeá-lo, mas não posso preenchê-lo
sem você.
Silêncio.

Sara.




Comentários

Postagens mais visitadas